História

O Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici” nasce do incentivo de Moscovici ao desenvolvimento de pesquisas em Psicologia Social e áreas afins, a partir do enfoque das representações sociais. Ele foi criado em 2007, na mesma oportunidade em que Moscovici recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília, durante a realização da V Jornada e III Conferência Brasileira de Representações Sociais.
Este Centro tem como ponto de partida a experiência de intercâmbio universitário entre as Universidades de Brasília, Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal de Pernambuco, estendendo-se à Universidade Católica de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro. As relações científicas desenvolvidas a partir destas cooperações passou a incluir novas instituições nacionais e internacionais. O Centro apóia-se sobre uma capitalização importante de resultados de pesquisas já realizadas, em desenvolvimento e em via de implementação, prevendo um gradual estreitamento das cooperações internacionais. Suas atividades são desenvolvidas na direção de estimular a formação de uma rede de pesquisadores em psicologia social, que incorporam em seus trabalhos a abordagem das representações sociais.